O que é lead generation: definição, 5 técnicas e como usá-las em conjunto para maiores resultados

Você sabe o que é lead generation? Em outras palavras: como você consegue o contato de possíveis clientes para sua equipe de vendas abordar?

Com mercados cada vez mais competitivos, a busca por novos clientes se tornou uma tarefa mais difícil. Além disso, o maior acesso à internet permite que as pessoas pesquisem diferentes opções para o produto ou serviço que elas precisam antes de fechar qualquer negócio.

Nesse sentido, a geração de leads se mostra uma importante estratégia para empresas que querem obter sucessos nas vendas.

Nas próximas linhas, você vai entender melhor o que é lead generation e sua importância para os negócios. Continue a leitura e veja também 5 dicas de geração de leads que você pode usar na sua empresa.

Leia também: Saiba o que são leads e conheça 8 dicas para conquistá-los

O que é lead generation?

Lead generation, ou geração de leads, é o processo pelo qual uma empresa captura o contato de clientes em potencial, que em algum momento demonstraram interesse pelas soluções que a empresa oferece.

Ou seja, a geração de leads é uma estratégia praticada pelas empresas para atrair clientes em potencial e desenvolver um relacionamento duradouro com eles.

Para que o prospect se torne, de fato, um lead, é necessário que ele forneça de maneira voluntária algum meio de contato, como telefone ou endereço de e-mail. A partir disso, a empresa poderá nutrir esse lead a fim de conduzi-lo até a base do Funil de Vendas e convertê-lo em cliente.

Saiba mais: Captação de leads: o que é e como por em prática em sua empresa agora mesmo!

Depois de gerar seus leads, você precisará qualificá-los. Isto é: descobrir se realmente são interessantes para o seu negócio.

Para isso, existem diversas técnicas, selecionamos as principais neste infográfico:

geração de leads

Qual a importância da geração de leads?

A geração de leads é um processo muito importante para empresas que desejam atrair novas oportunidades de negócio. Ela é o primeiro passo para uma série de outras estratégias que serão adotadas ou o intuito de aumentar o interesse do prospect por seus produtos ou serviços e convencê-lo a comprar a solução que você está oferecendo.

Quando um lead é gerado, a empresa pode nutri-lo com conteúdo relevante e de acordo com o estágio do Funil de Vendas em que ele se encontra. Isso tende a aumentar a taxa de conversão.

Vale lembrar também que o processo de lead generation acaba sendo uma oportunidade para que a empresa desenvolva um relacionamento de longo prazo com esse cliente em potencial.

Além disso, a geração de leads serve também como um indicador de desempenho das campanhas de marketing digital da empresa.

Leia mais: Como fazer a geração de leads B2B e manter seu funil de vendas funcionando

Lembre-se que toda técnica de prospecção gera leads. Veja uma dica do Eduardo Muller sobre isso:

5 técnicas de lead generation para usar na sua empresa e como combiná-las para ter melhores resultados

1 – Landing pages

As landing pages são páginas da web nas quais o visitante fornece alguns dados em um formulário em troca de algum conteúdo rico, como e-books, vídeo-aula, infográficos, relatórios de pesquisas, etc.

É fundamental que o conteúdo oferecido em troca dos dados do visitante seja relevante para ele e supere suas expectativas.

Assim, além de continuar interessado na sua marca, há grandes chances de ele recomendar seu conteúdo e compartilhar nas redes sociais. Isso tende a fazer com que a sua base de leads aumente.

2 – Newsletter

A newsletter não é um recurso novo. Ela ainda é muito eficiente quando o assunto é geração de leads.

É bastante comum ver em sites e blogs de empresas um espaço com os dizeres “Assine nossa newsletter”. Quando o visitante opta por assinar, ele preenche alguns dados, como nome e endereço de e-mail.

A empresa, então, passará a enviar conteúdos para esse e-mail que sejam de interesse do lead. O ideal é que esses conteúdos sejam exclusivos para assinantes.

3 – Eventos online e offline

Outra maneira de conseguir lead é através de eventos, sejam eles online ou offline.

Nos eventos online, você pode promover palestras, webinars ou transmissões ao vivo de congressos, por exemplo. Mas, para que o visitante possa participar, ele precisa preencher um formulário com os dados para contato.

Já nos eventos offline, como feiras e exposições, você pode pedir para que os visitantes preencham um pequeno formulário de presença, por exemplo, deixando nome, e-mail e telefone.

Outra possibilidade é a sua empresa promover algum evento presencial e fornecer certificados mediante o fornecimento de dados para contato.

4 – Search Engine Optimization (SEO)

Não há como falar de geração de leads sem mencionar as técnicas de SEO.

Elas é que vão otimizar a busca pelo seu conteúdo nos sites de pesquisa. Assim, você consegue atrair mais visitantes ao seu blog ou site, o que aumenta a possibilidade de transformá-los em leads.

5- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se refere a prática de gerar conteúdos relevantes para seu público-alvo e o perfil do seu consumidor.

Isso normalmente é feito em blogs, mas as mídias sociais também podem ser utilizadas.

Assim, o público começa a perceber sua empresa como especialista nas soluções que oferece. Além disso, passa a  atrair mais visitantes para suas páginas. E, consequentemente, uma maior oportunidade de geração de leads.

Como integrar essas 5 estratégias de lead generation por meio da automação?

Na verdade, o ideal é combinar as técnicas de SEO com marketing de conteúdo e eventos online para atrair seu público-alvo para sua páginas.

Em seguida, esses visitantes são estimulados a acessar as landing pages que você criou e deixam ali dados, como telefone e-mail (tornando-se leads). Assim, passa a receber sua newsletter e outras trilhas de e-mails segmentados por interesses específicos de cada perfil de cliente.

Dessa forma, são gradativamente “nutridos” com informações sobre como resolverem suas necessidades até estarem suficientemente interessados por seus produtos ou serviços e poderem ser contatados pela equipe de vendas.

Para fazer isso, o ideal é usar um software de CRM integrado a um de automação de marketing.

Entenda isso melhor neste post: Por que integrar seu CRM com automação de marketing?

Para finalizar o conteúdo, aproveite e confira esta apresentação de slides:

E aí? Gostou de saber mais sobre lead generation?

Se você ainda não pratica a geração de leads na sua empresa, saiba que pode estar perdendo grandes oportunidades negócio. Por isso, coloque em prática as técnicas que citamos aqui e atraia mais leads para a sua empresa.

Para conhecer mais técnicas de prospecção e captação de leads, baixe nosso e-book gratuito: Como usar o Agendor para alcançar seus melhores clientes

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