A Estratégia do Oceano Azul: os seis princípios para diferenciar sua empresa
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A estratégia do oceano azul é um livro com formas de diferenciar sua empresa das demais e assim conquistar um mercado novo, sem precisar concorrer diretamente com outras empresas do mercado.
De acordo com os autores, Renée Mauborgne e W. Chan Kim, quando a empresa não se diferencia ela está no oceano vermelho tradicional, onde as empresas brigam perdendo lucratividade, mercado e qualidade.
Neste artigo vou listar quais são os princípios e riscos do chamado oceano azul e como sua empresa pode se beneficiar, confira:
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1. Reconstrução das fronteiras do mercado
O primeiro pilar da estratégia do oceano azul é reavaliar os padrões do mercado em que a sua empresa está inserida e o próprio modelo da sua indústria.
É preciso avaliar os principais fatores competitivos:
- O que seus clientes preferem
- Quais são os pontos fortes dos seus produtos
- Quais são seus preços e padrões
Com essas informações é possível criar uma matriz para avaliar o valor de cada fator em forma gráfica.
Agora tentando olhar para tudo com uma nova perspectiva, procure em quais características do mercado poderiam ser:
- Reconstruídas
- Destacadas
- Minimizadas
- Ou até omitidas
Em suma, é preciso avaliar os seus principais concorrentes, entender suas limitações e assim expandir a sua operação em direção ao oceano azul.
Um dos exemplos mostrados no livro é o de uma vinícola que analisou o mercado e percebeu que o marketing tradicional era de vinhos envelhecidos, complexos e em localizações tradicionais.
Eles mudaram e criaram um vinho mais doce e simples, com isso montaram uma estratégia em um oceano azul no mercado de vinhos, já que alcançaram clientes que antes tomavam cerveja e coquetéis.
2. Focar no panorama geral
Quando você analisa o seu negócio é fácil se perder em estatísticas, números e informações que não são realmente importantes.
O segundo ponto da estratégia do oceano azul é não se esquecer da visão geral do seu negócio.
É importante saber para onde você está indo e também observar onde os possíveis concorrentes estão se dirigindo.
Como sugestão, você pode montar um gráfico que avalie o valor dos seus produtos, seus preços e a posição deles em relação aos seus concorrentes.
Com isso é possível manter visível a sua curva de valor e assim possibilitar que a sua equipe identifique oportunidades de melhoria.
O objetivo é reduzir o risco de investir em uma direção errada.
3. Ir além da atual demanda
O terceiro pilar da estratégia do oceano azul foca em ir além da demanda atual dos seus clientes. Ou seja, para alcançar o verdadeiro oceano aberto é preciso focar nos potenciais futuros clientes.
É normal que as empresas foquem nos atuais clientes e demandas, a questão é que para realmente crescer, é preciso olhar além das necessidades atuais dessas pessoas e empresas.
4. Uma boa sequência estratégica
Para que seu produto navegue nas águas da estratégia do oceano azul, é preciso que ele ofereça mais do que simplesmente uma evolução tecnológica. É preciso de uma inovação de valor.
De acordo com os autores o ideal é que você faça um mapeamento do que você espera que o cliente experimente em diferentes estágios de consumo do seu produto, como por exemplo:
- Utilidade
- Facilidade
- Praticidade
- Segurança
- Valor de entretenimento
- Segurança do ambiente
E também a experiência nessas etapas, como por exemplo, como seu produto afeta o seu cliente:
- Na hora de comprar
- Levar para casa
- Usar o produto
- Modificar o produto
- e até mesmo descartar seu produto
A sugestão dos autores é que você responda as perguntas:
- Por que alguém compraria seu produto?
- O preço do seu produto é acessível?
- Os custos do seu produto são menores que o preço de venda? Ou seja, ele gera lucro?
- Existem barreiras que podem desmotivar a aceitação do seu produto?
5. Vencer barreiras internas
Não é só o mercado que ficará surpreso com o seu produto diferente. A sua equipe e parceiros também podem receber bem ou mal suas novas ideias.
É possível que pessoas fiquem incomodadas, questionem por que está mudando produtos, entre outras resistências.
É preciso lidar com esse problemas e usar técnicas de liderança para motivar a equipe a abraçar as novas ideias.
6. Envolva os participantes na estratégia
Para fechar os pilares da estratégia do oceano azul está um passo bem relacionado com o anterior.
Para reduzir os riscos da inovação, é preciso incorporar a implantação das novidades nos processos da sua indústria.
Toda inovação vem acompanhada de riscos e incertezas, é por isso que é preciso motivar e conquistar a confiança de todos os participantes do projeto.
Para inaugurar a sua estratégia do oceano azul é preciso uma equipe alinhada para executar todos os passos com a coragem necessária.
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