Funil de Vendas e CRM: como combinar essas duas ferramentas para otimizar estratégias e impulsionar resultados

Você sabe quantas oportunidades de negócio estão abertas hoje em sua empresa? Tem noção sobre em que momento da jornada de compra do cliente se encontram? E a possibilidade de fechamento, qual é? Os valores desse negócio, saberia dizer?

Pois saiba que existe uma ferramenta de gestão comercial que pode te dar, rapidamente, as resposta para todas essas perguntas: o Funil de Vendas.

Considerada uma das mais importantes ferramentas de marketing e de vendas, o Funil de Vendas divide em etapas a jornada do cliente, partindo da atração pelo produto ou serviço e indo até o fechamento da compra.

Neste artigo, você entender melhor o que é Funil de Vendas, quais são suas principais fases e etapas e as vantagens que sua utilização pode trazer para o seu negócio.

Por isso, continue a leitura para saber também de que maneira é possível combinar um sistema CRM e Funil de Vendas para otimizar suas estratégias comerciais e impulsionar resultados.

Leia também: O que é funil de vendas?

Aproveite para conferir algumas dicas sobre Funil de Vendas nesta apresentação:

O que é Funil de Vendas?

O Funil de Vendas é uma representação visual da jornada de compra do cliente. Essa ferramenta divide em etapas todo o caminho que o cliente percorre até a conversão.

Com a esquematização do processo comercial proposta pelo Funil de Vendas, é possível gerenciar esse processo de maneira mais fluida e assertiva.

Funil de Vendas CRM

As etapas do Funil de Vendas

Para que você possa entender melhor o que é o Funil de Vendas, é importante nos debruçarmos sobre as etapas dessa ferramenta de gestão.

Basicamente, o Funil é composto por 3 fases: o topo, o meio e o fundo do funil. Em cada uma dessas fases, existem algumas etapas que o cliente costuma percorrer.

Confira quais são elas:

1ª Fase: Topo do Funil

O Topo do Funil é a parte mais larga, que é por onde os potenciais clientes entram atraídos pela solução que você oferece.

Etapa 1 – Aprendizado e descoberta

Nesta etapa, se desperta o interesse do cliente em potencial por algum assunto que tem a ver com o seu produto ou serviço.

Etapa 2 – Reconhecimento do problema

Na segunda etapa, o prospect reconhece que tem um problema e busca se aprofundar mais no assunto e nas possíveis soluções para ele.

2ª Fase: Meio de Funil

Na segunda fase, o prospect se torna um lead. Isso significa que ele demonstrou interesse por sua solução e, voluntariamente, deixou algum meio de contato, como e-mail ou telefone.

Para conseguir esses dados, geralmente é oferecido em troca algum conteúdo rico na fase anterior.

Etapa 3 – Considerando a solução

Nesta etapa, o lead começa a considerar as possíveis soluções para o seu problema. Ele, então, passa a avaliar suas alternativas disponíveis.

3ª Fase: Fundo do Funil

No fundo do Funil de Vendas, o lead está pronto para tomar sua decisão e efetuar a compra.

Etapa 4 – Decisão de compra

Neste momento, foi estabelecida uma relação de confiança entre o lead e a marca. Ele se sente confortável para adquirir a solução oferecida.

Veja mais: Como um app para funil de vendas pode otimizar seus resultados

CRM no Funil de Vendas

Para otimizar a gestão do processo comercial e da jornada do cliente, você pode fazer a combinação entre um software de CRM e Funil de Vendas.

O CRM permite entender com maior clareza o que acontece em cada etapa do Funil de Vendas, orientando o gestor sobre o que pode ser feito para que os leads avancem em direção à decisão de compra.

Os dados armazenados na plataforma de CRM, e atualizados em tempo real, facilitam o entendimento dos profissionais de venda sobre seus clientes em potencial. Assim, as equipes de marketing e de vendas conseguem adotar uma abordagem mais personalizada e próxima

Uma boa plataforma de CRM é muito útil também para o acompanhamento do desempenho da equipe de vendas. Com esse tipo de sistema, é possível fazer os ajustes necessários com maior agilidade para alcançar as metas pré-estabelecidas.

Veja como o CRM Agendor pode ajudar você a trabalhar com seu funil de vendas:

O CRM faz o registro de todas as interações com o potencial cliente e armazena todas as informações mais relevantes em um só lugar. Ele ajuda a otimizar o follow up e a fazer projeções de vendas.

Além disso, a automatização de várias tarefas com o CRM permite aos colaboradores se dedicarem a outras mais importantes e de caráter mais estratégico.

Com a incorporação do CRM ao Funil de Vendas, o gestor passa a ter uma visão mais ampla sobre as vendas e de tudo o que está sendo feito.

Como personalizar o Funil de Vendas do Agendor para o seu negócio

1. O funil de vendas do Agendor vem pré-configurado com 4 etapas: contato, envio de proposta, follow-up e fechamento:

Funil de Vendas e CRM

2. Para personalizar o Funil de Vendas, clique no botão “menu” (no canto superior direito da tela) e, em seguida, em configurações:

Funil de Vendas e CRM

3. Na tela que se abrirá, digite as etapas de venda (separadas por vírgula e espaço) mais adequadas para a maneira como sua empresa trabalha:

Funil de Vendas e CRM

4. Em seguida, clique em gravar as alterações e depois confirme que quer substituir as etapas antigas pelas novas no formulário que vai se abrir no centro da tela:

Funil de Vendas e CRM

Pronto, seu funil de Vendas já está personalizado!

Agora que você já sabe mais sobre Funil de Vendas e CRM, que tal utilizar essas duas ferramentas no seu negócio? Faça isso e veja os resultados das suas conversões melhorarem de maneira significativa.

E se você quer saber mais sobre como usar o Funil de Vendas do Agendor, confira este Webinar completo, cheio de dicas:

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