Quer trabalhar com vendas? Confira 7 dicas de como ser um bom vendedor e se destacar

Como trabalhar com vendas? Será que é preciso ser um vendedor nato ou é possível desenvolver as habilidades necessárias para isso?

Para trabalhar com vendas, é necessário desenvolver certas habilidades fundamentais.

E os especialistas de RH afirmam que é totalmente possível fazer isso, sem ter nascido com “o dom da vendas”. É claro que algumas características inatas podem ajudar, mas isso não é um fator determinante para o seu sucesso.

Por isso, confira as características e as boas prática que podem te ajudar a se tornar um bom vendedor.

Continue a leitura deste artigo e saiba o que fazer para conquistar mais clientes, satisfazê-los e ter sucesso na área comercial.

Leia também: Os 6 passos que vão mostrar a você como ser um supervendedor

Trabalhar com vendas: 7 dicas de como ser um bom vendedor

O que é trabalhar com vendas?

Trabalhar com vendas vai muito além da atividade de “fechar negócios”. Ela inclui diversas outras atribuições, muitas delas com grande relação com a área de marketing, e incluem tarefas como a definição do público-alvo, a segmentação de clientes, a prospecção, o contato com eles, a negociação, o follow-up, o fechamento da venda e também atividades de pós-vendas e de fidelização.

Agora que você já sabe o que é trabalhar com vendas, confira nossas dicas de como se tornar um bom vendedor.

O que é preciso para trabalhar com vendas?

  1. Estabeleça metas pessoais
  2. Tenha um processo de vendas bem estruturado
  3. Conheça o seu produto e o seu cliente
  4. Organize-se
  5. Faça um follow-up de qualidade
  6. Mantenha-se atualizado sobre o seu mercado de atuação
  7. Invista no seu marketing pessoal

Veja, abaixo, o detalhamento de cada um desses itens.

1. Estabeleça metas pessoais

Uma das habilidades de vendas que todo vendedor precisa ter se refere ao estabelecimento e ao cumprimento de metas. É de extrema importância que esse profissional tenha em mente os resultados que ele precisa alcançar.

Para isso, o uso de indicadores de desempenho (KPIs) podem ser bastante úteis. Dentre os principais KPIs para os quais você pode estabelecer metas pessoais, vale a pena citar a Taxa de Conversão, Ticket Médio, Lifetime Value e Número de Leads Qualificados.

O ideal é estabelecer metas pessoais que possam ser atingidas com ajuda de suas metas profissionais. Aliás, no caso de vendedores, bater metas e receber comissões e bônus pode ser uma maneira de fazer isso.

Confira esta ferramenta do Agendor que ajuda vendedores a alinharem suas metas pessoais:

2. Tenha um processo de vendas bem estruturado

Quem deseja trabalhar com vendas precisa entender que as vendas são o resultado de um processo muito bem estruturado. Isso significa que há uma série de etapas a serem observadas e cumpridas, que vão desde a atração pelo seu produto ou serviço até o fechamento do negócio.

Com um processo bem definido, fica mais fácil antecipar necessidades e comportamentos dos clientes e mantê-los interessados na sua proposta.

Por isso, você precisa seguir o processo de vendas definido pela empresa em que trabalha para que a jornada do cliente seja concluída com sucesso.

3. Conheça o seu produto e o seu cliente

Não há como ser um bom vendedor se você não conhecer bem as soluções que você oferece e o público para o qual elas são destinadas.

Tendo isso em vista, procure saber tudo sobre seu produto ou serviço. Isso é fundamental para que o cliente sinta mais confiança e segurança no seu discurso de venda e perceba valor na sua solução.

Além disso, é extremamente importante conhecer a fundo o seu cliente. Busque identificar as principais dores, necessidades e preferências. Além disso, você deve também saber qual o perfil dos tomadores de decisão.

Dessa forma, você poderá personalizar sua abordagem, aumentando as chances de conversão.

Usar um sistema de CRM pode ajudar bastante nessa hora: O que é CRM e para que serve?

4. Organize-se

Organização também está entre as principais habilidades de vendas. Por geralmente lidar com diferentes clientes, o vendedor precisa saber organizar sua rotina, sua agenda de compromissos (reuniões, visitas etc.), as ligações que precisam ser feitas, etc.

Assim, evita-se descontentamentos por parte dos clientes, pois você se mostrará sempre capaz de honrar seus compromissos e se mostrar bem preparado.

5. Faça um follow-up de qualidade

Outra dica de como ser um bom vendedor é aprender a executar um follow-up de qualidade. Em especial nas vendas B2B, essa é uma prática que fará toda a diferença nos seus resultados.

Basicamente, o follow up significa dar continuidade ao processo de vendas. O vendedor entra em contato diversas vezes com seu futuro cliente para entender melhor suas necessidades e mostrar de que maneira o produto ou serviço oferecido pode ser a solução que ele procura.

A intenção do follow up é manter o seu lead interessado na proposta e conduzi-lo até o fechamento da compra.

Este post é bastante completo, confira: O que 48% dos vendedores perdem ao deixar de fazer follow-up

Quer uma dica de follow-up? Então, confira este vídeo do Kesley Henrique, da Ramper:

6. Mantenha-se atualizado sobre o seu mercado de atuação

Para trabalhar com vendas, é também fundamental manter-se atualizado sobre tudo o que acontece no mercado.

Esteja atento, por exemplo, ao surgimento de novos concorrentes ou soluções semelhantes, aos preços praticados no mercado, às preferências atuais, às tendências para os próximos anos, etc.

Busque também investir em cursos e especializações. Lembre-se de que o conhecimento é a chave para o crescimento.

Você conhece a Matriz de Porter? É uma excelente ferramenta para estudar o mercado. Saiba mais sobre ela neste vídeo da Siteware:

7. Invista no seu marketing pessoal

Saber se promover também está na lista de habilidades em vendas. O bom vendedor precisa investir no seu marketing pessoal.

Uma ferramenta muito útil para essa finalidade é o LinkedIn. Ele funciona como uma rede social corporativa. Lá você pode expor o seu currículo, seus projetos, seus contatos e até mesmo depoimentos de clientes satisfeitos.

Além do LinkedIn, você também pode fazer uma conta no Facebook e no Instagram para divulgar suas soluções e fazer novos contatos.

Veja mais um vídeo com dicas, dessa vez sobre como usar o LinkedIn em vendas, com o Thiago Reis:

O que achou das nossas 7 dicas para trabalhar em vendas? Você já empregava alguma delas? Coloque-as em prática e obtenha resultados comerciais mais satisfatórios.

Veja, agora, mais algumas das características de um bom vendedor, neste infográfico criado por nossa equipe:

trabalhar com vendas

Saiba mais: Campeões de vendas: quais as qualidades de um bom vendedor

Quer saber de verdade se ao adotar essas atitudes você conseguirá melhorar seu desempenho em vendas? Então, confira seus indicadores de desempenho de vendas. Para isso, baixe nosso e-book gratuito: Indicadores de Vendas e Marketing – O guia para acompanhar e evoluir seus resultados

The post Quer trabalhar com vendas? Confira 7 dicas de como ser um bom vendedor e se destacar appeared first on Blog do Agendor.


Quer trabalhar com vendas? Confira 7 dicas de como ser um bom vendedor e se destacar publicado primeiro em https://www.agendor.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política de vendas: o que é, porque é importante ter para o seu modelo de negócio e exemplos

Temas para reunião de equipe de vendas: 8 dicas para alinhar seus vendedores e melhorar o desempenho

Acidentes na indústria: veja os mais comuns e como evitá-los