Como fazer o gerenciamento da qualidade dos seus produtos

O gerenciamento da qualidade em uma indústria serve para garantir que o nível de qualidade dos seus produtos atende os requisitos determinados pela sua própria equipe e também pelos seus clientes.
Uma boa qualidade já deixou de ser um diferencial para se tornar obrigação no mercado atual. Em alguns casos a alta qualidade garantida é requisito para fechar negócio.
Neste artigo vamos entender melhor o que é a qualidade e como a sua indústria pode fazer o gerenciamento da qualidade de forma eficaz.
Vamos lá:
Afinal, o que é qualidade para você?
A qualidade é algo muito amplo e pode ser subjetivo em alguns aspectos. Por isso, o gerenciamento da qualidade da sua empresa precisa se atentar a alguns fatores.
Por exemplo:
- Beleza é sinônimo de qualidade?
- Um produto com qualidade precisa ser caro?
- O produto precisa durar muito?
- O atendimento ao cliente também se enquadra na qualidade?
Então definir o que é qualidade, na sua e na perspectiva do cliente, não é uma tarefa tão simples. Além disso, clientes diferentes podem ter noções diferentes do que consideram um produto de qualidade.

Definindo a qualidade de forma objetiva
A melhor forma de seguir aqui é definir o que é qualidade de forma objetiva.
A qualidade é um conjunto de todas as características do seu produto que atendem as expectativas dos seus clientes.
Na hora de fazer essa definição, é bom levar em conta 8 fatores, confira:
Veja também: Garantia da qualidade: o que é e o que você está perdendo se não tiver
1. Desempenho
Aqui ficam as funções mais importantes que o produto precisa realizar.
É preciso garantir que o seu produto consegue cumprir a função primaria dele.
Por exemplo, se você estiver fabricando uma cadeira, o desempenho dela é o conforto e a resistência.
2. Características adicionais (secundárias)
Aqui estão as funções ou características que não são obrigatórias para que o produto funcione, mas que podem agregar valor e facilitar a venda.
Usando o exemplo das cadeiras, poderíamos usar como características adicionais um estofado diferente, rodinhas e função giratória.
3. Aparência
A aparência depende muito do tipo de produto que você fabrica.
Ela pode ser tanto uma característica subjetiva, como por exemplo, o design de uma cadeira, como também pode ser algo fundamental, como por exemplo, a cor de um produto perecível (que caso esteja com uma cor diferente, pode ser um produto estragado).
4. Conformidade
A conformidade é a característica que define se o seu produto está atendendo ou não as especificações combinadas na hora da venda.
Por exemplo, se o seu produto precisa ter 30 centímetros de largura e foi fabricado com 35, você tem uma não conformidade.
5. Durabilidade
Esse item é o tempo que o seu produto tem de vida útil e em alguns casos a deterioração.
Por exemplo, você pode fabricar algo com um material que dure bastante tempo em uso mas que não prejudique o meio ambiente.
6. Confiabilidade
Aqui está a confiança que seus clientes tem em seu produto.
Ele é um produto confiável? Ele passa essa sensação aos seus clientes?
7. Atendimento
Aqui é como sua empresa atende os clientes desde o início das negociações até o pós venda.
Essas características apesar de não se tratarem diretamente do produto, podem determinar a qualidade geral dele.
8. Qualidade percebida
Aqui está a perspectiva dos seus clientes em relação a qualidade geral do seu produto.
Ou seja, ele possui uma “fama” de um produto de boa qualidade ou não?
Uma união de tudo
Como pode perceber, a qualidade geral dos seus produtos e empresa é uma combinação de diversos fatores, que vão desde características básicas do seu produto até a qualidade de atendimento da sua equipe.
Como fazer o gerenciamento da qualidade dos seus produtos
Agora vamos ver algumas práticas para melhor o gerenciamento da qualidade dos seus produtos.
Não é necessário perseguir a perfeição
Como a qualidade é formada de diversos fatores e muitos deles subjetivos, a sua empresa não precisa buscar a perfeição total, pois afinal, pode ser que ela não exista.
O importante é entender o que os seus clientes desejam, se posicionar da melhor forma e mantê-los satisfeitos.
Para isso, siga os passos:
Passo 1: entenda a expectativa de qualidade dos seus clientes
Converse com seus clientes e entenda o que eles mais valorizam no seu produto.
Faça uma pesquisa e escute suas reclamações. Dessa forma você vai entender o que realmente importa para eles e por que estão comprando com a sua empresa.
O objetivo é entender qual a visão de qualidade deles.
Passo 2: escolha pontos de qualidade para focar
Escolha 3 ou 4 pontos que abordamos anteriormente e procure ser o melhor neles. Os pontos são:
- Desempenho
- Características adicionais (secundárias)
- Aparência
- Conformidade
- Durabilidade
- Confiabilidade
- Atendimento
- Qualidade percebida
Entretanto, não deixe os outros pontos completamente abandonados, já que eles podem se tornar pontos fracos da sua empresa.
É preciso manter um bom padrão em todos os pontos e escolher 3 ou 4 para focar e se destacar.
Passo 3: determine a estratégia de qualidade
Monte um plano de ação e determine a estratégia de qualidade da sua empresa.
Escolha os pontos que irá focar e trabalhe para se destacar nessas características.
Além disso, leve em conta quais são os retornos econômicos das escolhas que irá tomar envolvendo a qualidade.
Não vale a pena investir em ações que não geram retorno financeiro para a empresa.
Passo 4: controlar a qualidade
Com tudo planejado e determinado, chegou a hora de controlar se a sua produção está acontecendo de acordo com o planejamento.
Aqui o objetivo é manter a qualidade desejada e diminuir a quantidade de falhas e não conformidades na sua produção.
É possível saber se os seus produtos estão com problemas ou não escutando as reclamações dos seus clientes. Porém, você não pode depender somente disso. É preciso proatividade para analisar a sua produção internamente.
Uma sugestão é analisar amostras de produtos regularmente na sua produção. Você pode analisar fatores como:
- O tamanho está certo?
- As características, como sabor, peso, densidade estão corretos?
Outra forma é usando o controle de qualidade contínuo. Por exemplo, a cada 10 produtos fabricados, 1 será analisado.
Em casos de vendas e produtos mais complexos, feitos por encomenda, pode ser necessário um controle de qualidade e inspeção em cada produto fabricado.
Passo 5: determine ações de melhoria
Com o controle da qualidade você pode listar quais são os defeitos e problemas mais comuns em seus produtos e assim começar a pensar e colocar em prática um plano de ações de melhorias.
Você pode tomar ações corretiva, que são tomadas após o problema já estiver acontecido com o seu produto e também ações preventivas, que podem prevenir os problemas mais comuns.
Caso tenha muitas falhas acontecendo ao mesmo tempo, faça uma lista delas e então priorize cada uma para ir eliminando as mais importantes primeiro.
Algumas características para determinar se um problema é grave ou não:
- Segurança: o problema pode ameaçar a segurança dos seus clientes e da sua equipe?
- Emergência: o problema deve ser eliminado rapidamente por alguma razão ou pode esperar uma semana ou mais?
- Tendência: o problema está aparecendo cada vez mais ou está sumindo sozinho?
- Facilidade: é um problema simples de resolver?
- Investimento: qual o investimento principal para resolver esse problema?
Sistema para o gerenciamento da qualidade de uma indústria
O próximo passo na questão do gerenciamento da qualidade é utilizar um sistema capaz de auxiliar a sua equipe a manter os padrões produtivos.
Para isso, recomendo que assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial.
O sistema é capaz de fazer todo o gerenciamento da qualidade da sua produção e pode gerar o Databook caso seu cliente precise desse documento.
Fique a vontade para entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou sugestão.

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