Indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento: 8 métricas para acompanhar a eficácia do seu programa de T&D
Você faz uso de indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento no RH da sua empresa?
Investir em treinamento e desenvolvimento (T&D) ajuda a organização a alcançar melhores resultados em produtividade, faturamento, retenção de talentos e competitividade.
No entanto, para garantir que os retornos obtidos estejam de acordo com o esperado, é necessário acompanhar de perto o desempenho do programa de T&D implementado.
Para isso, existem os indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento. Tratam-se de métricas utilizadas para mensurar a eficiência do RH na condução do programa de T&D e analisar a performance dos colaboradores participantes.
Com o uso desses indicadores, é possível destinar os investimentos para essa área com mais assertividade e efetuar as melhorias necessárias na capacitação dos novos colaboradores.
Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com os 8 principais indicadores de treinamento para o RH:
- Taxa de adesão
- Aproveitamento individual e coletivo
- Alcance anual dos treinamentos
- Taxa de abandono
- Média anual de treinamentos por colaborador
- Tempo médio anual de treinamento por pessoa
- Valor investido em treinamentos
- Retorno sobre o Investimento (ROI)
Continue a leitura e saiba quais métricas você não pode deixar de acompanhar.
Leia também: Escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos
Como você acompanha indicadores em seu negócio? Se você quer relatórios de vendas gerados rapidamente em alguns cliques, então, assista a este vídeo:
8 indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento
Quando o assunto é educação corporativa, é extremamente importante acompanhar o desempenho dos colaboradores e também os resultados alcançados para os investimentos que foram feitos no programa de T&D.
Confira a seguir 8 indicadores indispensáveis e saiba como avaliá-los.
1 – Taxa de adesão
Iniciando a nossa lista de indicadores de treinamento de RH, temos a taxa de adesão. Ela se refere à quantidade de colaboradores que aderiram ao treinamento em comparação ao total de convidados.
Esse indicador ajuda a entender o interesse dos funcionários pelo conteúdo do treinamento e a relevância do tema para eles.
2 – Aproveitamento individual e coletivo
O objetivo desse indicador é mostrar o quanto cada colaborador conseguiu absorver do conteúdo ensinado no programa de T&D.
Para calculá-lo, você pode aplicar um questionários com questões abertas e fechadas abordando os principais assuntos tratados durante o treinamento.
Inclusive, você pode pedir uma avaliação de 0 a 10 sobre os pontos gerais do treinamento para consolidar este feedback. Depois, some todas as notas individuais e divida pelo total de participantes para obter a média geral.
3 – Alcance anual dos treinamentos
Dando continuidade aos indicadores de treinamento RH, é importante também mensurar o alcance anual do seu programa de T&D. Ou seja, quantos colaboradores recebem treinamentos anualmente na sua empresa?
Faça a análise desse alcance comparando com o total de profissionais que compõem o seu quadro de funcionários para entender se as mensagens que devem chegar até eles estão sendo realmente entregues.
4 – Taxa de abandono
Também é importante que você acompanhe a quantidade de colaboradores que abandonaram os treinamentos antes de concluí-los.
Atentar-se a esse indicador ajudará a entender se há necessidade de ajustar o conteúdo e a metodologia do programa de T&D.
5 – Média anual de treinamentos por colaborador
Neste quinto item da nossa lista de indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento, a intenção é entender quantos treinamentos cada colaborador conclui, em média, todos os anos.
Quanto mais treinamentos a sua empresa for capaz de fornecer, mais capacitados e preparados os seus colaboradores estarão, o que contribui diretamente para o crescimento do negócio.
6 – Tempo médio anual de treinamento por pessoa
Semelhante ao indicador que citamos anteriormente, o objetivo aqui é saber quantas horas, em média, cada colaborador dedica aos treinamentos corporativos todos os anos.
O ideal é que esse tempo médio esteja em torno de 100 horas. Como esse indicador está na sua empresa?
7 – Valor investido em treinamentos
É importante também fazer o acompanhamento do valor que a empresa faz em programas de T&D.
Dessa forma, é possível fazer comparações com períodos anteriores e descobrir quanto, em média, a empresa investiu em cada treinamento realizado no ano em questão.
Esse indicador vai te ajudar também a definir o orçamento para os próximos anos.
8 – Retorno sobre o Investimento (ROI)
Encerrando nossa lista de indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento, temos o ROI. Este pode até parecer um indicador para gerenciar departamento financeiro, mas, na verdade, entender o retorno econômico das ações da empresa é importante em todas as áreas.
O objetivo desse indicador é bem simples: descobrir quanto a empresa conseguiu obter de retorno sobre o total de dinheiro investido do programa de T&D. Ou seja, o ROI mensura o custo-benefício dos treinamentos promovidos pelo RH.
Veja como como calcular o ROI:
Imagine que um programa de treinamento e desenvolvimento específico para a equipe de vendas sobre técnicas de fechamento tenha custado R$ 10.000.
Após todos os vendedores terem participado do treinamento, as vendas da empresa aumentaram 15% em 6 meses, o que se traduz em um lucro de R$ 140.000.
Para calcular o ROI, divida o investimento pelo retorno obtido. No caso do nosso exemplo, sua taxa de ROI seria de 7,1%.
Lembre-se, apenas, de considerar o objetivo do treinamento analisado. Para alguns, mais relacionados a táticas e técnicas de vendas, esse retorno será mais imediato. Outros, entretanto, como os que buscam a mudança de comportamento ou o desenvolvimento de soft skills, precisam de certo tempo para consolidarem seu impacto para a organização.
Veja também: Entenda o que é ROI, retorno sobre investimento, e como calculá-lo
Se você tem dúvidas sobre o retorno do investimento feito em treinamentos, lembre-se que eles são fundamentais para a gestão de uma força de vendas, assim como esses segredos apresentados abaixo:
Saiba mais: 5 tipos de treinamentos para vendas e 3 dicas essenciais de como implementá-los
Bom, o que você achou dos nossos 8 indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento?
Faça uso dessas métricas no seu departamento de RH e torne os seus programas de T&D mais eficazes.
Medir a efetividade de seus treinamentos é importante, mas existem outros pontos que precisam se acompanhados. Performance de vendas, comissões e custos de visitas são apenas alguns dos exemplos. Por isso, baixe nossas planilhas gratuitas e acompanhe outros indicadores de sua equipe de vendas:
- Planilha de avaliação de desempenho de vendedores em Excel GRÁTIS!
- Planilha de vendas por vendedor e produtividade em vendas
- Planilha Excel de Comissão de Vendas GRÁTIS!
- Planilha de Despesas + Relatório de Visita de Vendas
The post Indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento: 8 métricas para acompanhar a eficácia do seu programa de T&D appeared first on Blog do Agendor.
Indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento: 8 métricas para acompanhar a eficácia do seu programa de T&D publicado primeiro em https://www.agendor.com.br/

Comentários
Postar um comentário