19 KPIs importantes para a indústria
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Os KPIs importantes para indústrias são indicadores de desempenho que mostram qual o resultado da empresa em determinado setor durante um certo período.
Esses KPIs são usados para medir o desempenho da empresa e para verificar se as metas estão sendo batidas conforme o esperado. Além disso, também servem para alertar a equipe de gestão caso algo esteja errado e os resultados estejam bem abaixo do esperado.
Pensando nisso, montamos uma lista com alguns dos KPIs importantes para indústrias e assim você pode organizar a medição de desempenho da sua empresa. Vamos lá:
Lista de KPIs importantes para indústrias
Confira a lista com os KPIs mais importantes e monte seu painel de desempenho:
![](https://www.nomus.com.br/blog-industrial/wp-content/uploads/2020/11/kpis-importantes-para-a-industria2.jpg)
Lucro líquido
Começamos a lista com um dos principais indicadores de desempenho de qualquer empresa, o lucro líquido.
Para chegar no valor do lucro líquido, sua empresa precisa somar todo o faturamento do período e então deduzir as despesas e custos.
Margem de lucro líquida
A margem de lucro é quanto a sua indústrias pretende lucrar em determinado período em relação ao valor investido.
É preciso estipular um valor dentro do aceitável pelo mercado, para evitar o erro de buscar uma margem de lucro muito alta e então medir o lucro líquido do período.
Margem de lucro bruta
Esse é um dos KPIs importantes porque apresenta a rentabilidade da empresa durante o período medido.
A diferença para o lucro líquido é que dessa vez é considerado o que a indústria recebeu pelas vendas e deduzido o valor para produzi-lo.
Ou seja, aqui os outros gastos, como os administrativos, não são considerados.
OEE
O OEE, ou Overall Equipment Effectiveness, é um conceito criado por Seiichi Nakajima para avaliar a eficiência de uma operação produtiva qualquer.
O OEE possui 3 pilares principais para avaliar a produção da empresa, das máquinas ou das pessoas.
Os pilares são:
- Disponibilidade ou Utilização – % da capacidade disponível da fábrica que está sendo utilizada
- Desempenho ou Performance – capacidade produtiva / capacidade utilizada
- Qualidade – (Capacidade produtiva conforme) / (Capacidade produtiva)
![](https://www.nomus.com.br/blog-industrial/wp-content/uploads/2020/10/image-1024x601.png)
Multiplicando os 3 indicadores resulta no OEE:
![](https://www.nomus.com.br/blog-industrial/wp-content/uploads/2015/08/5-oee.jpg)
EBITDA
O EBITDA é uma sigla em inglês que significa Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
Em português a sigla é conhecida como LAJIDA, ou lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização.
Trata-se de quanto a empresa consegue gerar com a sua produção de fato, ou seja, sem considerar ganhos com investimentos ou despesas com juros e impostos.
A ideia é saber se a operação da produção realmente vai bem e não que o gerente financeiro é bom.
ROI
Outra sigla em inglês para Return on Investiment, que quer dizer retorno do investimento.
Aqui é medido qual foi o resultado obtido versus o investimento feito.
Net promoter score (NPS)
Esse é um indicador de satisfação dos clientes para identificar de forma fácil quem são os promotores e os detratores da sua empresa.
A pesquisa funciona com uma simples pergunta que dá uma nota de 0 a 10 para o seu negócio. Dependendo da resposta o indicador aponta qual o nível de satisfação do seu cliente.
Para saber mais sobre o assunto, conheça o nosso artigo sobre NPS.
OTD – On-Time Delivery (Percentual de Entregas Realizadas no Prazo)
Esse indicador de desempenho da logística tem como objetivo medir a quantidade de pedidos que foram entregues no prazo combinado. Esse sem dúvidas é um dos mais importantes para uma indústria.
Como calcular o OTD:
(Total de Entregas no Prazo ÷ Total Entregas) * 100
A dica para medir bem esse indicador de desempenho na logística é conferi-lo diariamente e como benchmark usar um percentual que fique sempre acima de 90%.
Customer lifetime value (CLV)
Neste KPI a empresa deve medir qual é valor que um cliente pode gerar em toda sua “vida” com a empresa.
Ou seja, se um cliente compra um produto por mês no valor de R$100 e em média fica fiel a sua empresa durante 24 meses, esse cliente tem o CLV de R$2400.
Market Share
Este KPI visa medir qual a fatia do mercado que a sua empresa atualmente possui.
Ele pode ser medido através do faturamento, número de clientes entre outras fontes comparáveis.
Lead time
O Lead Time é o tempo usado para rodar todo o ciclo de produção, desde o pedido do cliente até o recebimento do produto.
Esse é um dos grandes KPIs da produção e serve principalmente para gerar prazos de entrega precisos, além de outros benefícios, como:
- Clientes mais satisfeitos
- Controle e melhoria da produtividade geral
- Identificação de gargalos no processo produtivo
- Melhoria de processos
- Geração de mais resultados com a mesma capacidade produtiva
- Padronização dos processos
- Mais confiabilidade para atender demandas de clientes
Custo por Lead (CPL)
O CPL é o KPI responsável por medir qual o valor gasto para adquirir um Lead pela sua equipe de marketing.
Ou seja, é preciso dividir os gastos de marketing com os leads gerados para conseguir o atual CPL.
Ticket Médio
Este é um dos KPIs importantes para indústrias porque ele mede quanto um cliente gasta em média com a sua empresa.
Ou seja, aqui você deve dividir o seu faturamento bruto pela quantidade de clientes que possui.
Índice de satisfação dos funcionários
Além de pesquisar a satisfação dos clientes, é importante que a empresa meça o nível de satisfação dos funcionários, para assim garantir que eles estejam motivados e engajados com o negócio.
Além disso, ele serve para ajudar o setor de RH identificar pontos de melhoria na gestão de pessoas.
Dupont
O sistema Dupont foi criado pelo engenheiro F. Donaldson Brown em 1914 e basicamente serve para entender o desempenho financeiro da empresa com seus ativos.
Pode ser resumido em:
Lucro líquido / capital próprio
Além disso é possível desmembrar o indicador em:
- Lucro líquido / vendas
- Vendas / Ativo total
- Ativo total / Capital próprio
Taxa de retenção dos funcionários
Este KPI mede qual é o tempo médio que um funcionário trabalha para a sua indústria.
Aqui a indústria pode ter uma noção melhor de como está a satisfação da equipe e compará-la com outras empresas.
Além disso é possível identificar pontos com muitas saídas e assim resolver problemas.
Índice de inadimplência
Este KPI mede quanto dinheiro a empresa tem a receber que ainda está atrasado ou não foi pago. Ou seja, qual o nível de inadimplência dos seus clientes.
Isso é importante para que o seu caixa não seja comprometido e para que a sua equipe possa pensar em formas de minimizar ou acabar com esse problema caso ele fuja do controle.
Qualidade / Conformidade
No setor de qualidade a sua indústria pode usar diversos indicadores, como:
- Retrabalho
- Quantidade de peças que precisam ser retrabalhadas
- Quantidade de não conformidades na produção
Estes medidores garantem a qualidade dos seus produtos e mantém seus clientes satisfeitos, evitando retrabalhos e problemas futuros.
Custeio alvo
Neste KPI importante para indústria, a empresa deve determinar um custo desejado para o produto atual e então medir quantos % está deste valor.
Com isso a empresa pode descobrir formas de reduzir custos para alcançar o custeio alvo desejado.
Use um sistema para gerar seus relatórios
Para acompanhar seus KPIs de forma mais organizada e automatizada, recomendo utilizar um sistema de gestão ERP como o Nomus ERP Industrial.
O sistema é capaz de gerar relatórios confiáveis conectados a sua produção e assim auxiliar a sua tomada de decisão.
Para entender como a ferramenta funciona, veja uma demonstração do sistema.
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